Espacio Ibérico del conocimiento: ¿fantasia o oportunidad con potencial?


Suena bien, a priori, no? Que la colaboración transfronteriza entre dos países tan cercanos pero tan lejanos a veces termine impregnando todos los ámbitos de la vida es una gran idea, a priori. Aunque, como bien reflexiona Tiago Villanueva, residente de medicina de familia en un centro de salud cerquita de Lisboa en el e-mail donde me remitía esta información, se trata más bien de una fantasía o de una oportunidad?
Espaço Ibérico do conhecimento

Reitores portugueses e espanhóis reúnem-se para estreitar colaborações: 2009-04-29
Destaque para qualidade no Ensino Superior Europeu O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (CRUE) vão reunir esta semana em Coimbra para discutir diversas matérias em torno do Espaço Europeu do Ensino Superior, da criação de um Espaço Ibérico do Conhecimento e da colaboração no campo da investigação.
Neste encontro, que decorrerá amanhã e incluirá um seminário sobre «Garantia da Qualidade e Acreditação» e uma reunião de trabalho CRUP/CRUE, estarão presentes, para além de diversos reitores de universidades portuguesas e espanholas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e especialistas na área do Ensino Superior de Portugal e Espanha.
O seminário «Garantia da Qualidade e Acreditação», que terá início pelas 09h no Auditório da reitoria da Universidade de Coimbra (UC), será iniciado com intervenções de Mariano Gago, Fernando Seabra Santos (presidente do CRUP) e Senén Barro Ameneiro (vice-presidente da CRUE).
Em seguida, serão debatidas questões em torno das políticas da qualidade no Ensino Superior Europeu, das consequências do Processo de Bolonha no processo de acreditação ou da relação entre a qualidade no mundo empresarial e no Ensino Superior.
De tarde, os reitores que integram o CRUP e a CRUE, ou seus representantes, levarão a cabo uma reunião de trabalho, na Quinta das Lágrimas, com uma agenda que incluirá temas relacionados com a constituição de um Espaço Ibérico do Conhecimento, objectivo já definido pelos dois organismos para o desenvolvimento da investigação científica, da mobilidade da comunidade universitária e da estruturação de programas de licenciatura e de pós-graduação.
Nesta reunião, em que participarão ainda especialistas em temas relacionados com o Ensino Superior ou em exemplos de colaboração transfronteiriça no campo da ciência, serão analisados temas relacionados com o Espaço Europeu de Ensino Superior e as possibilidades de colaboração e/ou consórcio entre entidades portuguesas e espanholas em áreas de investigação.



Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s